Semana do Meio Ambiente – 1ª semana de Junho –
Conferência Minha Escola Sustentável – Educação Ambiental
- Áreas de Conhecimento: Ciências e Tecnologias (Biologia, Física, Química)

ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES
·         ORGANIZAR AS EQUIPES DE 02 ATÉ 04 ESTUDANTES E TEMÁTICAS
·         SEGUIR PONTUALMENTE O CRONOGRAMA
·         PERÍODO DE DURAÇÃO: 04/04/ A 03/06/2016
·         DIVISÃO DE GRUPOS COM 02 0U 03 ALUNOS
·         RELIZAR A CONFERÊNCIA EM CADA TURMA EM SEGUIDA A TURMA DEVE ESCOLHER O GRUPO QUE IRÁ REPRESENTAR A TURMA NA CONFERÊNCIA MINHA ESCOLA SUSTENTÁVEL – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Alguns dos temas que merecem atenção na Conferência

1 - A poluição do ar,
2 - A poluição do solo
3 - A poluição da água;
4 - O desmatamento;
5 - A diminuição da água potável;
6 - A camada de ozônio,
7 - A destruição das espécies vegetais;
8 - A destruição das florestas,
9 - A extinção de espécies animais terrestres;
10 - A extinção de espécies animais aéreos;
11 - A extinção de espécies animais aquáticos marinhos
12 - A extinção de espécies animais águas doces
13 – Exploração de minerais e suas consequências;
14 – Energia Limpa;
15 – Os Rs para a Sustentabilidade Ambiental
16 – Educação Ambiental em minha casa, em minha escola, em meu meio.

CRONOGRAMA
O2/05 a 06/05
09/05 a 13/05
16/05 a 20/05
30/05 a 03/06
08/06 a 10/06
Reunião entre os profs da área
Divulgação e Divisão dos grupos e Temáticas
Pesquisa e preparativos dos grupos
Apresentação nas salas e escolha do grupo para Conferência
Conferência Minha Escola Sustentável – Educação Ambiental
Áreas de Conhecimento: Ciências e Tecnologias (Biologia, Física, Química)


Tematica: Eletricidade na Escola Sustentável

Introdução

A energia é um tema estratégico da comunidade internacional desde a década de 1970/80, inserida no conceito de desenvolvimento sustentável e de um uso mais eficiente dos recursos naturais do planeta. Na verdade, o tema ganhou importância, no século passado, com o surgimento de novos atores e uma competição acirrada pelos recursos naturais e econômico/financeiros mundiais, além da perene busca pela segurança energética, essencial para o desenvolvimento.


Situação Problema:

O  “uso incorreto e inseguro da eletricidade”, bem como " apresentação de soluções”.

Objetivo

Incentivar a participação dos alunos e comunidade escolar no desenvolvimento dos conceitos de segurança no uso da eletricidade, semear mudança de atitudes para sustentabilidade do meio ambiente.

Atividades:

  1. Pesquisar e anotar sobre a Física Elétrica, Eletrodinâmica e Eletrostática. 
  2. Elaborar cartaz com desenho e com frase em papel nos tamanhos A4, ofício ou dimensões similares podendo ser elaborado de forma livre, usando quaisquer técnicas ou materiais pertinentes as faixas etárias ou por meios eletrônicos. Acima do desenho deverá constar uma frase sobre o tema, escrita de próprio punho pelo autor do mesmo, dentro das normas ortográficas vigentes.
  3. Fazer Redação, mínimo 20 linhas e máximo, 60 linhas, redigida de próprio punho, uso de letra cursiva, ortografia vigente.

  • O título não poderá ser a mesma frase do temática. O autor deve criar um título próprio.
  • Estilo: Livre (dissertativo, narrativo, descritivo ou poético).
  • Conteúdo: deverá ser orientado para a discussão da situação problema e solução.

Avaliação:



  • Trabalho de pesquisa e aprofundamento sobre eletricidade e coerência das informações técnicas e conteúdo.
  • Impacto do desenho e redação com relação ao sentimento de segurança no uso da eletricidade, aspecto importante no desenvolvimento da cidadania;
  • Percepção, entendimento e expressão da temática;




0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

TRADUZIR

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS